terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Informações sobre TRIZ


Olá!


Provavelmente, você chegou a este blog porque já sabe algo sobre TRIZ, a Teoria da Resolução de Problemas Inventivos... ou Teoria da Solução Inventiva de Problemas??

A segunda tradução decorre de uma tradução originalmente feita do russo para o inglês. Ela não é a mais fiel ao original. A tradução Teoria da Resolução de Problemas Inventivos é a correta. Por que?

Bem, para o criador da TRIZ, G. S. Altshuller, problemas inventivos são uma categoria específica de problemas: aqueles que contém contradições. Ou seja, a TRIZ não é para resolver qualquer probleminha banal, mas, sim, aqueles de maior dificuldade (níveis 3, 4 e 5 na escala de níveis inventivos criada por Altshuller). E é difícil discordar dele: para que usar um canhão para matar uma mosca?

Falando um pouquinho mais de TRIZ: ela começou a ser desenvolvida nos anos 1940, na antiga URSS. O nome TRIZ somente surgiu nos anos 1970. A difusão no Ocidente vem acontecendo mais fortemente desde os anos 1990 e, no Brasil, desde meados dos anos 1990. Os pioneiros no Brasil foram o Eduardo Moura, da Qualiplus, na área corporativa e este que escreve, vinculado à Aditiva Consultoria, bem como à UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e à UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), na área acadêmica.

Nesta página, podem ser encontradas informações sobre TRIZ em português: http://www.decarvalho.eng.br/triz.html.

Quanto a este blog, é uma experiência no sentido de trazer informações atualizadas sobre a TRIZ - especialmente sobre seu desenvolvimento no Brasil - numa freqüência de atualização maior que a da página acima.

Espero que o blog possa ser útil a quem passar por aqui!

Ah! Quase esqueci: embora não seja o mais fiel ao original, adotaremos aqui a tradução Teoria da Solução de Problemas Inventivos.

Nenhum comentário: