segunda-feira, 11 de junho de 2007

Os fundamentos filosóficos da TRIZ


A TRIZ tem como fundamento filosófico as leis da dialética. Na filosofia, vários filósofos trataram do tema. A formulação das leis da dialética que está ligada à TRIZ é a proposta por Engels.

Para Engels, dialética é idéia fundamental segundo a qual o mundo não deve ser considerado como um conjunto de coisas acabadas, mas como um complexo de processos. As coisas, na aparência estáveis, passam por uma mudança ininterrupta de nascer e decair e, apesar de todos os insucessos aparentes e retrocessos momentâneos, um desenvolvimento progressivo sempre acaba por acontecer.

As leis da dialética são a Lei da Unidade e da Polaridade, a Lei da Mudança Qualitativa e a Lei da Negação da Negação. A tabela abaixo apresenta exemplos tecnológicos das leis.

A Lei da Unidade e da Polaridade está ligada aos conceitos de Idealidade, Sistemática e Contradição.

A Lei da Mudança Qualitativa conecta-se diretamente ao conceito de Idealidade e ao modelo da Curva S. Ao longo do tempo, ocorre evolução no sentido de mais e melhores funções desejadas e menos funções indesejadas.

A Lei da Negação da Negação também está ligada aos conceitos de Idealidade e de Contradição. A resolução de uma contradição resulta numa solução que contém, ao mesmo tempo, as propriedades originalmente conflitantes no problema.

Em mensagens futuras, vamos tratar dos conceitos fundamentais da TRIZ.