quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O Conceito de Idealidade


O conceito de idealidade refere-se à observação de que os sistemas técnicos evoluem, ao longo do tempo, no sentido do aumento das funções úteis e da diminuição das funções inúteis, prejudiciais e, mesmo, das funções neutras. A ocorrência deste fato pode ser observada tanto por meio das melhorias incrementais como das inovações radicais em produtos.

O aumento da idealidade pode ser exemplificado por meio do modem, que, por volta de 1985, era um componente separado dos computadores aos quais servia, montado num gabinete com volume de cerca de 1,5l. O modem foi, gradualmente, diminuindo de tamanho (menor espaço ocupado, menor consumo de materiais) e transmitindo dados a velocidades cada vez maiores. Hoje, o modem é, em alguns computadores, uma placa dentro do gabinete, um único chip, ou, mesmo, assume a forma não física de software.

O aumento da idealidade acontece independentemente da vontade de uma pessoa ou de uma empresa. Considerando a limpeza de roupas, por exemplo, qual seria a solução ideal? Roupas que limpam a si mesmas? Ou roupas que não se sujam? Um dia, chegaremos a roupas deste tipo, ou algo parecido? Provavelmente, sim. E o que acontecerá com a indústria de lavadoras de roupas ou com a de sabão em pó?

Pensar na solução ideal permite estabelecer uma meta ousada de desenvolvimento, que, se a empresa não seguir, algum concorrente seguirá. Também permite identificar, antecipadamente, de onde poderão vir ameaças.