Contradições são declarações que afirmam coisas aparentemente incompatíveis ou opostas. Altshuller demonstrou que as partes dos sistemas técnicos são desenvolvidas, ao longo de suas sucessivas versões, de forma não uniforme, o que provoca o surgimento de contradições. A evolução de tais sistemas envolve a superação, ou resolução de contradições. Para ilustrar este fato, no quadro abaixo, são identificados problemas e contradições surgidos no decorrer da evolução da roda, os quais foram sendo solucionados por meio da criação de novos sistemas. Este quadro também exemplifica o processo de aumento da idealidade, discutido em postagem anterior, porque a resolução de contradições é um dos processos por meio dos quais a idealidade é aumentada.
As contradições podem aparecer numa variedade de formas. Savransky sugeriu uma classificação de contradições que contém contradições técnicas, físicas, matemáticas, fundamentais, cosmológicas, individuais, administrativas e culturais. As contradições de interesse na TRIZ clássica são as técnicas e físicas.
Contradições na evolução da roda
Sistema Técnico | Problema ou contradição solucionado |
Trenó | Força excessiva para arrasto simples das cargas. |
Rolo | Força excessiva para arrasto do trenó. |
A primeira roda de que se tem notícia, de madeira sólida, encaixada de forma solidária no eixo. | Redução da força conseguido com uso de trenós ou rolos, acompanhado, no caso dos rolos, pela inconveniência e falta de portabilidade. |
Roda de madeira com raios. | Aumento da conveniência e da portabilidade, conflitando com peso excessivo, pelo fato de o ST consistir de peças maciças. |
Roda de madeira com raios e banda de rodagem feita de couro, madeira, ferro ou aço. | Redução do peso, sendo o maior inconveniente a pequena durabilidade da banda de rodagem (feita de couro ou madeira); Durabilidade versus baixa aderência ao solo (ferro ou aço). |
Roda de ferro ou aço com raios e banda de rodagem feita de couro, madeira, ferro ou aço. | Peso reduzido x pequena durabilidade da banda de rodagem (couro, madeira); Durabilidade versus baixa aderência ao solo (ferro). |
Roda de aço com raios e banda de rodagem feita de borracha sólida. | Aderência ao solo conflitando com baixa velocidade máxima. |
Roda de aço com raios tensionados e banda de rodagem feita de borracha sólida. | Excesso de peso, excesso de rigidez. |
Roda de aço com raios tensionados e pneu entrelaçado. | Baixa tração, excesso de rigidez, baixa velocidade. |
Roda com disco de aço e pneu entrelaçado. | Pequena manufaturabilidade e baixa resistência mecânica. |
Roda com disco de aço e pneu radial. | Baixa resistência mecânica e atrito interno e aquecimento excessivos. |
Roda com disco de aço e pneu tweel (da marca Michelin). | Baixa manobrabilidade e baixa segurança. |
As contradições técnicas ocorrem quando há conflitos entre dois parâmetros, ou seja, as tentativas usuais para melhorar um deles pioram outro. Num motor, por exemplo, há uma contradição técnica entre potência e peso: ao tentar uma melhoria de desempenho do motor, aumentando sua potência, o peso é aumentado (o que é, em geral, indesejável). De modo similar, na asa de uma aeronave, há uma contradição técnica entre resistência mecânica (que se deseja maximizar) e peso (que se deseja minimizar).
Níveis contraditórios de um mesmo parâmetro ou propriedade correspondem a contradições físicas. Na contradição física, um mesmo parâmetro ou propriedade deve ser alto e baixo, presente e ausente, grande e pequeno, etc. Considerando o exemplo da asa do avião, podem ser formuladas as seguintes contradições físicas:
· a resistência mecânica precisa ser alta (porque há a necessidade de resistir às solicitações mecânicas) e baixa (porque é preciso gastar pouco material e manter a leveza);
· o peso precisa ser alto (devido à resistência mecânica) e baixo (devido à necessidade de economizar combustível).
Savransky utilizou os termos par e ponto para referir-se às contradições técnicas e físicas, uma vez que as contradições técnicas referem-se a dois parâmetros contraditórios (um par) e as contradições físicas, a um mesmo parâmetro em níveis contraditórios (um ponto). É uma nomenclatura coerente, mas, os tradicionais nomes "contradição técnica" e "contradição física" tendem a prevalecer nos textos de TRIZ.