sábado, 17 de novembro de 2007

Contradições

Contradições são declarações que afirmam coisas aparentemente incompatíveis ou opostas. Altshuller demonstrou que as partes dos sistemas técnicos são desenvolvidas, ao longo de suas sucessivas versões, de forma não uniforme, o que provoca o surgimento de contradições. A evolução de tais sistemas envolve a superação, ou resolução de contradições. Para ilustrar este fato, no quadro abaixo, são identificados problemas e contradições surgidos no decorrer da evolução da roda, os quais foram sendo solucionados por meio da criação de novos sistemas. Este quadro também exemplifica o processo de aumento da idealidade, discutido em postagem anterior, porque a resolução de contradições é um dos processos por meio dos quais a idealidade é aumentada.

As contradições podem aparecer numa variedade de formas. Savransky sugeriu uma classificação de contradições que contém contradições técnicas, físicas, matemáticas, fundamentais, cosmológicas, individuais, administrativas e culturais. As contradições de interesse na TRIZ clássica são as técnicas e físicas.

Contradições na evolução da roda

Sistema Técnico

Problema ou contradição solucionado

Trenó

Força excessiva para arrasto simples das cargas.

Rolo

Força excessiva para arrasto do trenó.

A primeira roda de que se tem notícia, de madeira sólida, encaixada de forma solidária no eixo.

Redução da força conseguido com uso de trenós ou rolos, acompanhado, no caso dos rolos, pela inconveniência e falta de portabilidade.

Roda de madeira com raios.

Aumento da conveniência e da portabilidade, conflitando com peso excessivo, pelo fato de o ST consistir de peças maciças.

Roda de madeira com raios e banda de rodagem feita de couro, madeira, ferro ou aço.

Redução do peso, sendo o maior inconveniente a pequena durabilidade da banda de rodagem (feita de couro ou madeira);

Durabilidade versus baixa aderência ao solo (ferro ou aço).

Roda de ferro ou aço com raios e banda de rodagem feita de couro, madeira, ferro ou aço.

Peso reduzido x pequena durabilidade da banda de rodagem (couro, madeira);

Durabilidade versus baixa aderência ao solo (ferro).

Roda de aço com raios e banda de rodagem feita de borracha sólida.

Aderência ao solo conflitando com baixa velocidade máxima.

Roda de aço com raios tensionados e banda de rodagem feita de borracha sólida.

Excesso de peso, excesso de rigidez.

Roda de aço com raios tensionados e pneu entrelaçado.

Baixa tração, excesso de rigidez, baixa velocidade.

Roda com disco de aço e pneu entrelaçado.

Pequena manufaturabilidade e baixa resistência mecânica.

Roda com disco de aço e pneu radial.

Baixa resistência mecânica e atrito interno e aquecimento excessivos.

Roda com disco de aço e pneu tweel (da marca Michelin).

Baixa manobrabilidade e baixa segurança.


As contradições técnicas ocorrem quando há conflitos entre dois parâmetros, ou seja, as tentativas usuais para melhorar um deles pioram outro. Num motor, por exemplo, há uma contradição técnica entre potência e peso: ao tentar uma melhoria de desempenho do motor, aumentando sua potência, o peso é aumentado (o que é, em geral, indesejável). De modo similar, na asa de uma aeronave, há uma contradição técnica entre resistência mecânica (que se deseja maximizar) e peso (que se deseja minimizar).

Níveis contraditórios de um mesmo parâmetro ou propriedade correspondem a contradições físicas. Na contradição física, um mesmo parâmetro ou propriedade deve ser alto e baixo, presente e ausente, grande e pequeno, etc. Considerando o exemplo da asa do avião, podem ser formuladas as seguintes contradições físicas:

· a resistência mecânica precisa ser alta (porque há a necessidade de resistir às solicitações mecânicas) e baixa (porque é preciso gastar pouco material e manter a leveza);

· o peso precisa ser alto (devido à resistência mecânica) e baixo (devido à necessidade de economizar combustível).

Savransky utilizou os termos par e ponto para referir-se às contradições técnicas e físicas, uma vez que as contradições técnicas referem-se a dois parâmetros contraditórios (um par) e as contradições físicas, a um mesmo parâmetro em níveis contraditórios (um ponto). É uma nomenclatura coerente, mas, os tradicionais nomes "contradição técnica" e "contradição física" tendem a prevalecer nos textos de TRIZ.